Puxe para a faixa da esquerda, acelere e aproveite os cavalos a mais. Esqueça o motor e se concentre na sua aventura, ou acelere tudo e curta a viagem. De qualquer forma a V-Strom tem a potência necessária, com o comportamento adequado. O motor mais evoluído conseguiu enfatizar ainda mais as características da V-Strom 650XT ABS, tornando-a uma nova obra-prima da Suzuki.
O motor V-Twin DOHC de 645cm³ é uma obra-prima da engenharia Suzuki que possui uma história de evolução. Para a nova 650, este motor foi preparado para ter um amplo torque em baixas e médias rotações para um uso prático, mas com uma empolgante velocidade em altas rotações. A nova unidade, agora cumprindo os padrões de emissão da Euro5, passou por uma reconstrução: foi instalada uma nova tecnologia com pistões revestidos com resina anti-atrito, e mais de 60 componentes do motor foram revisados para atingir maior entrega de potência em todas as faixas de rotação, enquanto mantém a característica única do motor em V-Twin com baixo consumo de combustível. A economia, combinada com um grande tanque de combustível de 20L, elimina a necessidade de reabastecimentos frequentes.